O Bike VV é o sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Vila Velha, operacionalizado pela tembici. e patrocinado pelo Banestes e pela Samp Com ele, qualquer pessoa que deseja se deslocar pelas ruas de Vila Velha, utilizando uma bicicleta, pode comprar um plano, alugar uma bicicleta e devolvê-la em uma estação próxima ao seu destino final.
Para alugar uma bicicleta do Bike VV, você precisa ter um Plano Ativo em seu cadastro. Os valores dos planos são: R$ 7 plano diário, R$ 12 passe 3 dias, R$ 18 assinatura mensal, R$ 45 assinatura trimestral e R$ 140 assinatura anual. Período de utilização gratuita: 60 minutos. Minutos adicionais serão tarifados à parte, no valor de R$ 5,00 a cada 60 minutos excedentes.
Nas estações com Auto Atendimento do Bike VV você pode comprar um plano diário, no valor de R$ 5,40, utilizando seu cartão de crédito e seguindo as instruções da tela. No App tembici. e no site Bike VV, você pode comprar um plano diário ou mensal, utilizando o seu cartão de crédito. Você pode optar por receber um cartão do usuário, que pode ser utilizado como a sua chave para retirar uma bicicleta.
Após comprar um plano (diretamente na estação com Auto Atendimento, no site ou no App tembici.) você tem diversas maneiras de retirar uma bike em uma de nossas estações. Caso você tenha um cartão do usuário Bike VV, você pode ir diretamente na vaga da bicicleta desejada e inserir o cartão na entrada para cartões da vaga. Caso tenha um passe válido vinculado ao cartão, uma luz verde se acenderá e sua bicicleta poderá ser retirada.
Caso você opte por tirar sua bicicleta usando diretamente uma estação com Auto Atendimento ou o App tembici., você receberá um código de 5 números, que você deve digitar no teclado da vaga da bicicleta que deseja retirar. Caso o código seja inserido corretamente, uma luz verde se acenderá e sua bicicleta estará disponível para retirada. Este código tem validade de 1 minuto e caso necessite, você pode gerar outro código, até que consiga pegar uma bicicleta.
Ao retirar a bicicleta da vaga, você possui 1 minuto para devolvê-la, sem iniciar o período do empréstimo. Caso você note um defeito na bicicleta, que impossibilite o seu uso, retorne-a em alguma vaga disponível e clique no botão de manutenção localizado logo acima do leitor de cartão da vaga livre. Este botão, ao ser acionado, avisa instantâneamente à central de atendimento, que aquela bicicleta tem algum problema técnico e precisa de reparos. Inclusive impossibilita que aquela bicicleta seja retirada por outro usuário em seguida, evitando acidentes.
A bicicleta do Bike VV possui uma cesta com elástico adaptável para segurar seus pertences (bolsas, sacolas, mochilas, etc) de diversos tamanhos. A cesta possui duas alturas para segurar o elástico, em locais diferentes. É proibido o uso da cestinha para carregar crianças ou animais, ela suporta objetos de até 5kg, no máximo, e o seu uso incorreto pode ocasionar acidentes, que serão de sua responsabilidade.
Todos os dias, 24hrs por dia!
Em todas as modalidades - Período de utilização gratuita: 60 minutos. Minutos adicionais serão tarifados à parte, no valor de R$ 5,00 a cada 60 minutos excedentes.
O seu cadastro é único e todo e qualquer aluguel de bicicletas relacionado ao seu cadastro ou cartão, é de sua responsabilidade, de acordo com o Termos de Uso (que você aceita, ao comprar um passe do Bike VV). Assim, caso a bicicleta venha a ser roubada ou qualquer outro incidente aconteça, será sua a responsabilidade sobre custos inerentes ao empréstimo.
Lembre-se de que é de sua responsabilidade a correta devolução da bicicleta na estação. Sempre que devolvê-la na estação, aguarde a luz verde indicativa que mostra a correta colocação na vaga e um aviso sonoro. Caso haja algum problema com a devolução, a luz verde não se acenderá. Nesse caso, você deve tentar novamente ou utilizar uma outra vaga disponível. Uma dica: caso você tenha alguma dificuldade na devolução, tente levantar a roda traseira da bicicleta pelo selim e inserí-la novamente na estação, antes de tentar em uma nova vaga.
Você pode utilizar o App tembici. ou a imagem dos mapas das estações, para verificar aonde encontra a estação mais próxima. Olhando no App tembici., você também tem acesso à informação de disponibilidade de vagas na estação escolhida. Você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento e solicitar essa informação.
Caso você tente devolver sua bicicleta em uma estação que esteja sem vagas disponíveis e seu empréstimo já se aproxime do limite de 60 ou 120 min, você pode solicitar um tempo adicional gratuito para se deslocar até a estação mais próxima. Você pode fazer isso através do App tembici. ou ligando para a Central de Atendimento Bike VV. Lembre-se, é de sua responsabilidade realizar a correta devolução da bicicleta na estação, garantindo, inclusive, sua correta fixação na vaga correspondente.
Neste caso, provavelmente, a estação está sem energia ou com alguma falha sistêmica. Então a estação não tem condições de assegurar a correta fixação da bicicleta na vaga escolhida. Neste caso você deve se deslocar até a estação mais próxima para devolver sua bicicleta corretamente. Lembre-se, é de sua responsabilidade a correta devolução da bici na estação, garantindo inclusive sua correta fixação na vaga correspondente.
Nas estações que não são de Auto Atendimento, o empréstimo pode ocorrer de duas maneiras. Você pode retirar uma bicicleta utilizando seu cartão do usuário Bike VV, inserindo-o diretamente na vaga da bicicleta que você deseja emprestar, ou através do App tembici., gerando um código de empréstimo para a retirar.
Você poderá ser cobrado, caso exceda o período de utilizacão gratuita de 60 minutos. Minutos adicionais serão tarifados à parte, no valor de R$ 5 a cada 60 minutos excedentes. Será responsabilizado e cobrado, no caso de perda ou roubo da bicicleta, caso peça para receber uma 2ª via do seu cartão do usuário Bike VV, e em caso de acidente de sua responsabilidade, com danos na bicicleta.
Você deve entrar em contato com nossa central de atendimento para pedir o bloqueio imediato do seu cartão e, se desejar, solicitar uma nova via em nosso centro de operações.
Caso você opte por tirar sua bicicleta usando diretamente uma estação com Auto Atendimento ou o App tembici., você receberá um código de 5 números, que deve digitar no teclado da vaga da bicicleta que desejar. Caso o código seja inserido corretamente, uma luz verde se acenderá e sua bicicleta estará disponível para retirada. Este código tem validade de 1 minuto e caso necessite, você pode gerar outro código, até que consiga retirar uma bicicleta.
Você deve imediatamente ligar para a central de atendimento do Bike VV para comunicar o roubo e providenciar um Boletim de Ocorrência, que deverá ser enviado ao e-mail que o atendente te passar. A Central de Atendimento irá te instruir sobre todo o procedimento.
Você deve tentar devolver a bicicleta na estação mais próxima e ligar para a central de atendimento, se possível, para que possamos prestar o auxílio necessário para a situação. Nesse caso, a central irá bloquear a bicicleta, para que ela seja periciada pelo nosso time técnico. Caso não consiga devolver a bicicleta em uma estação, você deve nos comunicar para que possamos resgatá-la, aonde estiver.
Você sempre poderá falar com a gente através de ligação ou envio de e-mail para a Central de Atendimento, ou através das redes sociais da tembici
Todas as vezes que você fizer uma compra de um plano diário pelo totem de auto atendimento, será feita uma pré-autorização no seu cartão de crédito no valor de R$300,00, como uma garantia para a correta utilização da bicicleta pelo período contratado. Esta pré-autorização de R$300,00 não é debitada do seu cartão, porém impacta no seu limite de crédito. Por exemplo, ao comprar um passe diário, fazemos esta pré-autorização no seu cartão, se você devolver a bicicleta dentro do período estipulado, este valor será desconsiderado automaticamente em até 2 dias. Caso aconteça algum imprevisto com a bicicleta e você não consiga nos comunicar, este valor será debitado automaticamente. Portanto, toda e qualquer avaria, acidente, furto, deve ser imediatamente comunicada à nossa Central de Relacionamento para que sejam tomadas todas as providências e este valor devidamente cancelado de seu cartão.